BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, novembro 19, 2007

ITIL 3 em português estará disponível em dezembro

Seis meses após anúncio da biblioteca, país terá os cinco livros em língua portuguesa; grandes players do mercado brasileiro viabilizaram tradução em tempo recorde

Cumprindo a promessa feita em julho, quando a terceira versão da ITIL foi lançada mundialmente, o itSMF Brasil anuncia, para dezembro, o início das vendas dos cinco livros que compõem a biblioteca em língua portuguesa. A tradução dos livros, gerenciada pelo itSMF Brasil, contou com o apoio de Kalendae, IBM, CA, HP e Telefonica. "Cada empresa patrocinou o trabalho em uma das publicações. Sem essa ajuda, todo o resto teria sido ainda mais complicado", analisa Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF Brasil.

As traduções passaram pela revisão pública nas últimas semanas de outubro e o início da produção da biblioteca está previsto para o dia 5 de novembro. "A expectativa é ter os livros sendo vendidos na primeira semana de dezembro, ou seja, seis meses após o lançamento mundial, como previsto", conta Rubinato. Os nomes das obras em português já foram definidos: Estratégia de Serviços, Transição de Serviços, Desenho de Serviços, Operação de Serviços e Melhoria Contínua de Serviços. Além da versão em português, o fórum nacional está traduzindo também para o espanhol, que será distribuído na América Latina.

Fonte: itSMF

sábado, novembro 17, 2007

Você sabe o que é preciso para ser um líder eficiente para seus subordinados?

Trabalhadores de seis países - Brasil, China, Alemanha, Índia, Estados Unidos e Grã-Bretanha - revelaram o que é preciso para ser um bom chefe. Uma pesquisa conduzida pela empresa norte-americana Kenexa Research Institute, com 16 mil profissionais ainda este ano, revelou que 63% das pessoas estão satisfeitas com seus chefes, descritos por elas como eficientes.

Essa classificação tem como base itens considerados como fundamentais aos entrevistados: a capacidade de tratar bem as pessoas, saber gerenciar o trabalho em equipe e os próprios integrantes e dar feedback aos funcionários.

"Com a pesquisa, duas verdades fundamentais vieram à tona. O líder eficiente é respeitável e justo, bem como um bom 'organizador', que sabe comunicar suas expectativas de maneira clara e dar feedback", declarou o diretor executivo da Kenexa, Jack Wiley.

Países

A pesquisa evidenciou diferenças entre as culturas. Por exemplo, enquanto profissionais brasileiros dizem que a conduta ética é determinante para a efetividade de uma liderança, os indianos dão prioridade às habilidades profissionais do líder, que acarretam em melhores resultados para a empresa.

Para todos os entrevistados, bons líderes impactam de maneira significante na satisfação com o emprego e a empresa e, inclusive, indicariam a companhia a outros profissionais. Além disso, aqueles que estavam satisfeitos com seus supervisores tinham uma intenção mais forte de ficar na empresa, bem como confiança em seu futuro.


Fonte: www.administradores.com.br

terça-feira, novembro 13, 2007

Como aproveitar a conexão ITIL-SOA

A utilização dos ensinamentos do ITIL é uma das melhores maneiras de aumentar a satisfação em projetos de adoção da arquitetura orientada a serviços


Por: CIO

O ITIL pretende criar operações de TI sob a perspectiva de serviços: sua meta é atender e antecipar as necessidades dos clientes. A arquitetura orientada a serviços, por sua vez, quer desenvolver e utilizar o software de forma que os aplicativos possam ser reaproveitados em diferentes processos de negócios, novos ou já existentes, de maneira simples e confiável.

Tanto ITIL quanto SOA vão na direção do que se diz há muito tempo, ou seja, que o papel de TI é entregar serviços para as áreas de negócios e atender às suas necessidades. Em algumas corporações, a adoção de SOA pode expor os processos e ferramentas tradicionais de TI, mostrando-os ineficientes para o gerenciamento e monitoramento de aplicações na arquitetura orientada a serviços.

Portanto, para serem bem-sucedidos, projetos baseados em SOA precisam de muito suporte e investimentos fortes em sistemas de gestão de infra-estrutura e em ferramentas de desenvolvimento. "Para ter uma infra-estrutura capaz de lidar com as complexas interações de seus serviços, empresas que pretendem adotar SOA precisam de algo como ITIL como base", avalia Rudy Wedenjoa, diretor de gestão de operações corporativas na General Motors, que tem projetos de ITIL e de SOA em andamento.

Um estudo da Ovum de agosto de 2006 mostrou que as empresas que usam ITIL - ou práticas similares - têm duas vezes ou mais sucesso no alinhamento entre as operações de TI e as estratégias de negócios. Combinada a processos da arquitetura orientada a serviços, a estratégia permite que o departamento de tecnologia implemente processos como serviços, fornecendo uma plataforma flexível que possibilita a adaptação dos processos às necessidades de negócios.


Fonte: Revista ComputerWord - data: 27/06/2007