BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, setembro 03, 2008

A informática moderna precisa estar integrada ao negócio e não ser posteriormente alinhada a ele

por Ricardo Fernandes de Miranda / InformationWeek Brasil


São notórios os avanços recentes e os altos investimentos emtecnologia que as empresas fazem em busca de eficiência,produtividade, diferenciação e vários outros atributos necessários àsua evolução e sobrevivência. Nota-se que, com o nível de maturidade eopções que o mercado de TI possui atualmente, a maioria dosinvestimentos em informática traz resultados concretos, diferentementedo passado não muito remoto onde os projetos eram mais fadados aoinsucesso.


Mas precisamos intensificar e amplificar os resultados financeiros.Parte nova desta equação vem da cultura digital corporativa.


A cultura digital é exposta por meio de como a empresa emprega, seapóia e se relaciona com a tecnologia. Gastamos muito eminfra-estrutura, telecomunicações, plataformas, sistemas e processos,mas vemos pouco dispêndio de energia para quebrar as barreiras dainformática com as demais áreas, integrar equipes multidisciplinares,criar um modelo natural de responsabilidades, educar sobre o corretouso da tecnologia, comunicar possibilidades e custos. E, para isto, énecessário uma governança moderna que vai além das certificações emetodologias.


Uma empresa com cultura digital elevada revela valores ocultos ouadormecidos por meio do maior emprego da tecnologia nos negócios. Paraisso a informática precisa, antes de mais nada, mostrar umacompetência mínima. De nada adianta discursar sobre cultura digital sea informática ainda mostrar freqüentes deficiências primárias comoindisponibilidade de sistemas, base de dados pouco consistente,incompatibilidades de ambientes, aplicações inflexíveis, deficiênciasde segurança, ou ainda, falta de pró-atividade. Resolvido o mínimoesperado, a informática precisa ser o condutor deste processo que éelevar a cultura digital da empresa. Para tanto, a informática nãopode se esconder em siglas ou jargões, se omitir de responsabilidades,não contribuir nas definições de negócios ou mesmo fugir daparticipação de buscar resultados financeiros. A informática modernaprecisa estar integrada ao negócio e não ser posteriormente alinhada aele.


É público que, quando a informática é vista como um mero prestador deserviço, seu valor fica reduzido. Mas para a informática conquistaruma posição diferente, de maior valor, ela tem que estar pronta paraas exigências de negócios. A informática precisa ter competênciasadicionais a ponto de conseguir agregar valor na estratégia e nodesenho das soluções de negócios. A tecnologia e as oportunidades denegócios precisam ser exploradas em conjunto. E a empresa que melhorcompreender como integrar a tecnologia em seu dia-a-dia, certamentecria um ambiente de trabalho mais eficiente e propício à inovação.Enfim, vivemos perseguindo a sempre válida frase de "fazer mais commenos" e trabalhar a cultura digital da empresa segue fortemente nestadireção.


* Ricardo Fernandes de Miranda é diretor de TI para América Latina daPirelli Pneus.