BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, maio 17, 2007

LCD ou plasma, o que é melhor para a sua próxima TV?

Afora o preço, a TV de plasma não é a mais adequada para qualquer consumidor. Varia pelo uso: para games, TV aberta e computador não é o melhor. Para Copa do Mundo depende.

A televisão comum recebe o sinal analógico das transmissoras e a imagem é escalonada no chamado formato padrão 4:3, que significa 4 de largura por 3 de altura. A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10, um retângulo.

Se você assistir canais abertos, como novelas ou os programas locais, a imagem será 4:3 que, se for esticada para os 16:9 da sua tela de plasma, irá gerar uma distorção perceptível na imagem. Mesmo na TV por assinatura, a maioria dos canais são exibidos em 4:3. E qual seria a solução? O jeito é assistir em 4:3 na tela de plasma, o que irá gerar duas tarjas pretas, grandes, nas laterais da tela - justamente a porção de imagem que não está sendo utilizada. Ocorre que a solução é um problema ainda maior, porque se as tarjas pretas ficarem por horas seguidas, elas irão manchar o plasma, causando o efeito burn-in. Para 100% de satisfação, só mesmo os filmes em DVD em widescreen, que encham a tela.

Segundo a gerente de produtos da LG, Fernanda Summa, o recomendado pela empresa é que ninguém assista nada com tarjas pretas por mais de uma hora na TV de plasma, pois além desse tempo a tela pode realmente ficar marcada pelo burn-in. Ou seja, nada de três novelas seguidas para os noveleiros de plantão. (Veja mais ao lado: Vai comprar TV de plasma? Cuidado com o burn-in)

O comerciante Marco Antônio de Sousa foi um dos que quase viram o investimento na TV de plasma ir pelo ralo. “Como eu estava acostumado com a imagem 4:3, optei por assistir programas com as tarjas pretas, mas não sabia dos problemas de burn–in. Depois de um tempo, a tela estava praticamente toda manchada, uma coloração diferente que tornou–se gritante até quando fui assistir filmes em DVD”, explica Sousa, que depois de meses entre assistência técnica e fabricantes, conseguiu trocar a TV.

Sousa complementa: “é engraçado, porque o próprio manual indicava que poderia ocorrer manchas permanentes na tela em caso de imagens paradas (estáticas), mas era completamente omisso em relação às tarjas pretas, que é um recurso oferecido pela própria TV. Ou seja, um recurso da própria TV danifica a tela”, lamenta. O modelo em questão era um Philips e, de acordo com Sousa, a fabricante trocou o televisor em pouco tempo e o atendeu muito bem. Procurada pela reportagem para comentar sobre os efeitos de burn–in, a Philips informou que nenhum porta–voz da empresa estava disponível.

Games na tela grande também prejudicam

Jogar videogame em uma TV de plasma é outra tentação, sobretudo com os consoles novos como Xbox e Playstation 2. Com a celeuma gerada pelas manchas na tela, as desenvolvedoras de jogos começam a repensar o costume de exibir marcas estáticas. Por exemplo, em jogos de tiro, a interface (chamada de HUD) com os detalhes sobre energia, munições e mapas, fica parada o tempo todo. Resultado: após algumas horas de tiros e explosões, a TV de plasma corre o sério risco de ficar marcada.

De acordo com o ex-designer de conceitos da Acclaim Studios, Greg Wilson, os HUDs são uma verdadeira praga nas TVs de plasma. “Cientes da situação, os desenvolvedores tentam reverter o quadro melhorando a jogabilidade, de uma forma tal que o jogador não precisa de imagens estáticas com informações sobre o jogo”, antecipa. Wilson enumera o exemplo do game King Kong, baseado no filme de 2005 de Peter Jackson, onde não há qualquer imagem estática.

“No Call of Duty 2, a situação não é 100% boa, mas os produtores melhoraram bastante e diminuíram a quantidade de informações no HUD”, explica. Ele ainda deixa a dica: em vários jogos de tiro, como Doom 3, Quake 4 e outros, existe a opção de eliminar o HUD por conta própria, indo nas configurações. Apenas não é o padrão, o usuário tem que configurar”.

LCD ou plasma, o que é melhor?

Uma outra opção disponível no mercado são as telas de cristal líquido, o LCD. O especialista em tecnologia da informação e criador do iBuscas, Eduardo Favaretto, explica a diferença entre as duas: “a principal diferença é formação da imagem e a resolução, que no LCD varia de 1024×768 a 1920×1080 pixels, associada a um baixo consumo de energia.

A tela de LCD é mais usada atualmente para dispositivos pequenos, como displays de celulares, equipamentos de som para carros e monitores de computador, além de TVs abaixo de 42 polegadas”, explica.

O LCD também apresenta problemas, que são menos graves. Em imagens muito rápidas, às vezes é possível identificar rastros na tela, o chamado efeito fantasma ou ghost. Esses rastros são instantâneos, não mancham e não queimam a tela, mas incomodam bastante. Isso ocorre, também, porque o sinal é analógico.

Para uso em computador, o problema é facilmente solucionado ao comprar um cabo digital de conexão entre o monitor o PC, chamado de cabo DVI, o que acaba com o efeito fantasma e melhora consideravelmente a qualidade da imagem. Mas não funciona em televisão. Entre as desvantagens do LCD, é que a relação brilho/contraste não é tão vibrante quanto o plasma.

Futebol 100% digital só em São Paulo

Se a Copa do Mundo é o referencial para comprar uma TV de plasma, é bom ficar sabendo que somente na cidade de São Paulo haverá transmissão 100% digital com todos os recursos disponíveis. Uma parceria da TVA Digital e da BandSports irá transmitir os jogos em alta definição (HDTV), com resolução de 1080 linhas. As TVs comuns e o sinal analógico, por exemplo, transmitem com apenas 400 linhas. O serviço deve começar a ser implementado no Rio de Janeiro no final deste ano, em Curitiba no ano de 2007 e sem a menor previsão para as demais áreas.

Para quem está fora de São Paulo, algumas operadoras como Sky e DirecTV vão oferecer planos para transmitir os jogos em widescreen 16:9 e, eventualmente, com som digital − mas até agora não há um padrão nas empresas para todo o Brasil. Quem for assistir aos jogos da Copa pelos canais abertos ou pela TV por assinatura que transmita em sinal analógico, que são a maioria, não terão a melhor imagem no plasma e irão sofrer os mesmos riscos mencionados na reportagem, de manchas na tela e distorção das imagens. No Recife e em outros estados brasileiros, algumas operadoras oferecem pacotes com a Rede Globo no formato digital, por um custo adicional.

Prós e contras da TV de plasma

Prós:
– cores mais vibrantes
– ângulo de visão mais amplo
– contraste aprimorado, melhor do que telas LCD
– tamanhos de tela a partir de 42 polegadas, modelos de até 103 polegadas
– ideal para DVDs e sinal digital em widescreen 16:9

Contras:
– alto consumo de energia
– ao ficar muito próximo da tela, é gerado um efeito flicker que cansa a vista mais rápido
– imagens estáticas e tarjas pretas nas laterais queimam a tela
– para ser usado como monitor no PC, é inferior ao LCD por conta da resolução em pixels.
– possui mais reflexo do que o LCD, deixando a tela “espelhada” se houver incidência de luz direta (janela aberta, por exemplo), fenômeno também conhecido em monitores CRT. [Webinsider]

11 Utilitários para manter seu sistema

Precisa otimizar o Windows, fazer levantamentos do hardware, editar o Registro, instalar mais de um sistema operacional ou limpar o disco? Verifique esses 11 utilitários de sistema. As notas vão de 1 a 5.

Ashampoo WinOptimizer Platinum Suite

Mais um representante dos programas que fazem tudo para melhorar o desempenho do computador, o WinOptimizer limpa os drives, o Registro do Windows e os rastros deixados pela navegação na internet. Sabe aquele arquivo JPEG que você gostaria de abrir no Internet Explorer, mas sempre abre em outro programa? O Win-Optimizer resolve isso com o recurso File Associator. Também apaga arquivos sem possibilidade de recuperação. Para completar, ajuda a melhorar a conexão com a internet.

Tamanho: 8,69 MB

Preço: 49,99 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4,5

Facilidade de uso: 3,5



Belarc Advisor 6.1

O Belarc Advisor gera documentos completos sobre o computador em alguns instantes. O próprio instalador do software é o programa, que gera um relatório em formato HTML com todas as informações necessárias do perfil de hardware e dos programas instalados. E dá a ficha completa: placa-mãe, sistema operacional e versão atualizada, drives, memória e até detalhes sobre o último usuário que se conectou ao computador.

Tamanho: 594 KB

Preço: gratuito

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 3

Facilidade de uso: 4



Perfect Companion v4.0.06

A tarefa de desinstalar programas

resulta em entradas inválidas no Registro do Windows - e isso é culpa dos próprios desinstaladores. O Perfect Companion faz essa limpeza avançada no Registro, buscando arquivos que foram modificados, adicionados ou apagados do computador. O recurso SnapShot "fotografa" o sistema e salva os arquivos, ajudando na comparação de dados no futuro, caso algum programa apresente problemas. O utilitário é recomendado para usuários avançados que estão cientes dos riscos gerados por alterações no Registro.

Tamanho: 3,15 MB

Preço: 29,95 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 3



QuickSysInfo 1.1

Quer saber quantos modos de resolução o monitor comporta? E o total real de memória disponível? O QuickSysInfo 1.1 faz o mapeamento completo do sistema, dos recursos de rede, dos aplicativos, processos e serviço em andamento em seu computador. Apesar de montar apenas os relatórios em tela, o nível de detalhamento obtido pelo QuickSysInfo é impressionante. Seu único defeito é não atualizar os resultados em tempo real (como os aplicativos em uso, por exemplo).

Tamanho: 320 KB

Compatibilidade: Windows 9x/2000/XP

Preço: gratuito

Recursos: 4

Facilidade de uso: 4



Ranish Partition Manager 2.44

Precisa de vários sistemas operacionais no mesmo computador? Crie, apague e redimensione partições no disco rígido com o software Ranish Partition Manager. O utilitário gratuito também formata discos e cria um menu de boot protegido por senha. A versão 2.44 inclui compatibilidade com até 32 partições primárias e utiliza uma interface com linha de comando. Também traz um arquivo executável que simula o particionamento de discos com o uso de arquivos no lugar dos discos de verdade.

Tamanho: 138 KB

Preço: gratuito

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 3



Registry Healer 3.4.1

O Registro do Windows costuma ser um grande depósito de informações abandonadas pelos programas removidos. O Registry Healer faz uma busca nessa área por arquivos e pastas com referências vazias, encontra as pastas no disco rígido e corrige automaticamente as entradas relacionadas aos respectivos objetos. Além disso, o programa encontra referências a fontes inválidas, itens do menu Iniciar obsoletos e faz uma faxina nas chaves do Registro, corrigindo caminhos inválidos.

Tamanho: 508 KB

Preço: 19,95 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 3,5



Registry Mechanic 3.0

Seu computador precisa de reparo? O Registry Mechanic ajuda a diagnosticar e consertar inúmeros problemas. O utilitário utiliza um algoritmo de alta performance para identificar referências perdidas ou inválidas no Registro do Windows. Como um bom mecânico, oferece a opção de reparar o problema na hora - ou conviver com ele por mais algum tempo. O Registry Mechanic faz uma cópia de segurança de todas as mudanças efetuadas, caso o usuário queira restaurar seu sistema posteriormente. A versão paga dá direito à atualização do software por um ano e a suporte técnico.

Tamanho: 2,29 MB

Preço: 29,95 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 4



SiSoft Sandra Standard 2004

Computador, como gente, precisa de vez em quando de um check-up. O SiSoft Sandra verifica cada item do sistema e dá as informações completas. Como é dividido em módulos, o usuário escolhe se quer informações da máquina, um resu-mo do sistema, dados sobre a placa-mãe, portas e DirectX ou configurações de rede IP. Os benchmarks do Sandra testam hardware, discos, CPU, memória e até a conexão de internet.

Tamanho: 7,09 MB

Preço: gratuito

Compatibilidade: Windows 9.x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4,5

Facilidade de uso: 4,5



System Cleaner 4.94

Limpe todo o lixo do disco rígido do seu computador com o System Cleaner. O programa funciona como uma faxineira virtual: varre o disco rígido em busca de arquivos obsoletos, busca os atalhos que não funcionam mais, limpa os diretórios e arquivos cache e ainda remove todos os arquivos duplicados que estão gravados. O usuário escolhe se quer limpar o lixo definitivamente ou deixar guardado em um backup. Como adicionais, o utilitário remove do Registro resíduos de programas já desinstalados, gerencia os programas que se abrem na iniciação do Windows e apaga arquivos com segurança.

Tamanho: 1,23 MB

Preço: 29,95 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 5



System Mechanic 4

O programa System Mechanic limpa rastros, corrige problemas, ajuda na manutenção e otimização do seu computador e até dá uma mãozinha na tarefa de proteção da máquina. Na parte da limpeza, o utilitário ajuda o usuário a se livrar de arquivos duplicados, a limpar os rastros no sistema - do histórico de navegação na internet aos documentos mais recentes - e até a eliminar os incômodos pop-ups. O software tem um recurso para verificação e extermínio de programas nocivos. O destaque fica para a parte de otimização: o System Mechanic promete aumentar a velocidade de navegação na internet e o acesso aos discos rígidos.

Tamanho: 5,4 MB

Preço: 49,95 dólares

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 5

Facilidade de uso: 4



Tweak UI 1.33

Já que o Windows não permite muitas alterações em sua estrutura, o Tweak UI é a opção para contornar o problema. Desenvolvido pela própria Microsoft, , o pacote de ferramentas integrado ao Painel de Controle resolve problemas e permite ajustes finos. O software, também conhecido como PowerToys, permite movimentar a pasta Iniciar para a estrutura do Windows Explorer ou mover a pasta Meus Documentos para outro drive.

Tamanho: 113 KB

Preço: gratuito

Compatibilidade: Windows 9x/NT/Me/2000/XP

Recursos: 4

Facilidade de uso: 3,5