BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, novembro 13, 2007

Como aproveitar a conexão ITIL-SOA

A utilização dos ensinamentos do ITIL é uma das melhores maneiras de aumentar a satisfação em projetos de adoção da arquitetura orientada a serviços


Por: CIO

O ITIL pretende criar operações de TI sob a perspectiva de serviços: sua meta é atender e antecipar as necessidades dos clientes. A arquitetura orientada a serviços, por sua vez, quer desenvolver e utilizar o software de forma que os aplicativos possam ser reaproveitados em diferentes processos de negócios, novos ou já existentes, de maneira simples e confiável.

Tanto ITIL quanto SOA vão na direção do que se diz há muito tempo, ou seja, que o papel de TI é entregar serviços para as áreas de negócios e atender às suas necessidades. Em algumas corporações, a adoção de SOA pode expor os processos e ferramentas tradicionais de TI, mostrando-os ineficientes para o gerenciamento e monitoramento de aplicações na arquitetura orientada a serviços.

Portanto, para serem bem-sucedidos, projetos baseados em SOA precisam de muito suporte e investimentos fortes em sistemas de gestão de infra-estrutura e em ferramentas de desenvolvimento. "Para ter uma infra-estrutura capaz de lidar com as complexas interações de seus serviços, empresas que pretendem adotar SOA precisam de algo como ITIL como base", avalia Rudy Wedenjoa, diretor de gestão de operações corporativas na General Motors, que tem projetos de ITIL e de SOA em andamento.

Um estudo da Ovum de agosto de 2006 mostrou que as empresas que usam ITIL - ou práticas similares - têm duas vezes ou mais sucesso no alinhamento entre as operações de TI e as estratégias de negócios. Combinada a processos da arquitetura orientada a serviços, a estratégia permite que o departamento de tecnologia implemente processos como serviços, fornecendo uma plataforma flexível que possibilita a adaptação dos processos às necessidades de negócios.


Fonte: Revista ComputerWord - data: 27/06/2007

Nenhum comentário: