BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sábado, julho 15, 2006

Business Intelligence para pequenas empresas

Business Intelligence para pequenas empresas

Não precisa ser grande para definir seu planejamento estratégico e iniciar um projeto de inteligência de negócios. O primeiro passo é avaliar se a informação a ser analisada já está disponível.

Por Renato Habermann

A ênfase do planejamento estratégico poderia trazer benefícios significativos a pequenas e médias empresas, cujos processos de início geralmente são incompletos, irregulares, informais e pouco sofisticados.

As empresas que conseguem superar as dificuldades e dar início a uma gestão voltada a informações, controlada e orientada para o mercado, serão capazes de oferecer com rapidez serviços e produtos personalizados para seus clientes.

Com iniciativa para mudanças, as empresas poderão utilizar a inteligência de negócios, ou Business Intelligence, para proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e nos de alta administração.

Poderão competir em um mercado mais dinâmico, ao definir melhor seu posicionamento através da análise de itens como a concorrência, os compradores e fornecedores, os sinais do mercado, os movimentos competitivos, o mapeamento de grupos estratégicos e o cenário em que atuam.
Análise e estratégia

O desenvolvimento de uma estratégia é em essência o desenvolvimento de uma fórmula ampla que norteará o modo como uma empresa irá competir, quais serão suas metas a curto, médio e longo prazo, e quais serão as políticas necessárias para o cumprimento destas metas.

Além do planejamento estratégico, o cenário atual é dinâmico e exige que as pequenas e médias empresas tenham capacidade de resposta imediata, apoiadas por um processo de tomada de decisões rápido e objetivo.

Para tanto, a informação precisa estar disponível para as pessoas certas, no formato esperado, no momento e local desejados.

Neste contexto, a informação representa um recurso de alto teor estratégico, que necessita ser aproveitado como gerador de diferenciais e vantagens competitivas.

No entanto, pressionadas por custos, pequenas e médias empresas buscam soluções tecnológicas insuficientes, sem poder investir esforços necessários para a iniciativa de uma estratégia voltada à inteligência de negócios. Projetos de Business Intelligence utilizam softwares para análise de padrões e gestão da informação e alguns recursos mínimos muitas vezes fora do alcance de muitas pequenas e médias empresas.
Estruturar dados e processos para iniciar

A grande maioria de pequenas e médias empresas ainda não tem uma infra-estrutura ideal para a implantação de projetos de BI, uma vez que muitas informações estão armazenadas de forma desestruturada, em planilhas ou arquivos textos.

Também é comum a falta de procedimentos e processos que facilitam a gestão de um negócio e viabilizam a programação de sistemas de informação para apoio operacional às rotinas de trabalho.

Por isso, pensando em possuir uma ferramenta de informações gerenciais que possa dar suporte a decisões estratégicas, é necessário iniciar uma mudança na maneira de armazenar e trabalhar informações. É preciso utilizar sistemas de informação e bancos de dados estruturados, onde é possível obter respostas rápidas e mais confiáveis de uma determinada pesquisa além ter histórico de tudo que acontece.
Bancos de dados gratuitos

O interessante desta mudança para as empresas é que ela não envolve grandes investimentos em infra-estrutura tecnológica, uma vez que hoje já existem excelentes bancos de dados gratuitos e confiáveis que podem ser utilizados de maneira muito profissional.

Muitos sistemas gratuitos também são encontrados e atendem perfeitamente processos internos de uma pequena e média empresa, como fluxos de caixa, contas a pagar e receber, estoque e etc. Há profissionais qualificados capazes de projetar sistemas de informação para atender aos processos de trabalho das empresas.

Portanto, a importância do BI no planejamento estratégico começa a ser sentida a partir do momento em que a pequena e média empresa adota uma postura de trabalho mais voltada à gestão da informação.

Somente com a informação íntegra e confiável é possível criar estratégias que atendam melhor seus clientes e colocar a empresa em um patamar de competitividade mais lucrativo.
[Webinsider]


Nenhum comentário: