Business Intelligence para pequenas empresas
Não precisa ser grande para definir seu planejamento estratégico e iniciar um projeto de inteligência de negócios. O primeiro passo é avaliar se a informação a ser analisada já está disponível.
Por Renato Habermann
A ênfase do planejamento estratégico poderia trazer benefícios significativos a pequenas e médias empresas, cujos processos de início geralmente são incompletos, irregulares, informais e pouco sofisticados.
As empresas que conseguem superar as dificuldades e dar início a uma gestão voltada a informações, controlada e orientada para o mercado, serão capazes de oferecer com rapidez serviços e produtos personalizados para seus clientes.
Com iniciativa para mudanças, as empresas poderão utilizar a inteligência de negócios, ou Business Intelligence, para proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e nos de alta administração.
Poderão competir em um mercado mais dinâmico, ao definir melhor seu posicionamento através da análise de itens como a concorrência, os compradores e fornecedores, os sinais do mercado, os movimentos competitivos, o mapeamento de grupos estratégicos e o cenário em que atuam.
Análise e estratégia
O desenvolvimento de uma estratégia é em essência o desenvolvimento de uma fórmula ampla que norteará o modo como uma empresa irá competir, quais serão suas metas a curto, médio e longo prazo, e quais serão as políticas necessárias para o cumprimento destas metas.
Além do planejamento estratégico, o cenário atual é dinâmico e exige que as pequenas e médias empresas tenham capacidade de resposta imediata, apoiadas por um processo de tomada de decisões rápido e objetivo.
Para tanto, a informação precisa estar disponível para as pessoas certas, no formato esperado, no momento e local desejados.
Neste contexto, a informação representa um recurso de alto teor estratégico, que necessita ser aproveitado como gerador de diferenciais e vantagens competitivas.
No entanto, pressionadas por custos, pequenas e médias empresas buscam soluções tecnológicas insuficientes, sem poder investir esforços necessários para a iniciativa de uma estratégia voltada à inteligência de negócios. Projetos de Business Intelligence utilizam softwares para análise de padrões e gestão da informação e alguns recursos mínimos muitas vezes fora do alcance de muitas pequenas e médias empresas.
Estruturar dados e processos para iniciar
A grande maioria de pequenas e médias empresas ainda não tem uma infra-estrutura ideal para a implantação de projetos de BI, uma vez que muitas informações estão armazenadas de forma desestruturada, em planilhas ou arquivos textos.
Também é comum a falta de procedimentos e processos que facilitam a gestão de um negócio e viabilizam a programação de sistemas de informação para apoio operacional às rotinas de trabalho.
Por isso, pensando em possuir uma ferramenta de informações gerenciais que possa dar suporte a decisões estratégicas, é necessário iniciar uma mudança na maneira de armazenar e trabalhar informações. É preciso utilizar sistemas de informação e bancos de dados estruturados, onde é possível obter respostas rápidas e mais confiáveis de uma determinada pesquisa além ter histórico de tudo que acontece.
Bancos de dados gratuitos
O interessante desta mudança para as empresas é que ela não envolve grandes investimentos em infra-estrutura tecnológica, uma vez que hoje já existem excelentes bancos de dados gratuitos e confiáveis que podem ser utilizados de maneira muito profissional.
Muitos sistemas gratuitos também são encontrados e atendem perfeitamente processos internos de uma pequena e média empresa, como fluxos de caixa, contas a pagar e receber, estoque e etc. Há profissionais qualificados capazes de projetar sistemas de informação para atender aos processos de trabalho das empresas.
Portanto, a importância do BI no planejamento estratégico começa a ser sentida a partir do momento em que a pequena e média empresa adota uma postura de trabalho mais voltada à gestão da informação.
Somente com a informação íntegra e confiável é possível criar estratégias que atendam melhor seus clientes e colocar a empresa em um patamar de competitividade mais lucrativo.
[Webinsider]
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